quinta-feira, 24 de junho de 2010

NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO


CANYON SÃO FRANCISCO
Enfim, realizei um antigo desejo de conhecer essa região que tanto ouvia falar: o passeio pelos Canyons do velho Chico, como é chamado carinhosamente o Rio São Francisco.
Saímos de João Pessoa às 7h da manhã, num grupo grande, com nove casais (  sete crianças): muita gente animada em sete veículos. Seguimos na BR101-  sentido  Recife- e pegamos a BR232 para Caruaru. Passamos em Gravatá, depois Garanhuns (onde almoçamos), seguindo em direção à cidade de Delmiro Gouveia pela BR 423 e depois Canindé de São Francisco, onde está localizada a Hidrelétrica de XINGÓ, uma das maiores da América Latina.
  
VISTA DO RIO SÃO FRANCISCO




  Chegamos às 16h30min no Xingó Parque Hotel, localizado na Serra do Chapéu de Couro, na cidade de Canindé de São Francisco-SE. A viagem foi longa porque fizemos algumas paradas e também devido  a vários trechos mal conservados na BR423( após Garanhuns), com buracos enoooormes!!


PARTE ALTA DO RIO SÃO FRANCISCO






Fizemos o passeio de Catamarã (com capacidade para 250 pessoas) para conhecer os canyons.O catamarã tem música ambiente e serve tiragosto e bebidas a bordo.






O passeio é belíssimo, com morros e paisagem de  ilhas que se formaram na inundação para a construção da Represa de Xingó. A parte mais bonita do passeio é quando entra para os canyons. Imensos paredões de rochas areníticas, com cores de variados tons de alaranjados, que parecem ter sido talhadas à mão, davam um contraste maravilhoso, com o céu azul e o verde intenso do Rio São Francisco.


CANYON SÃO FRANCISCO

ROCHAS NAS MARGENS DO RIO


 O Catamarã atraca num local reservado para um banho, na Gruta do Talhado, onde existe um apoio com plataforma de desembarque.



Outra opção é ficar desfrutando de um delicioso banho. Para os mais receosos , existe um local com rede de proteção, formando uma piscina natural, ideal para idosos e crianças.  
MARAVILHOSO BANHO NO RIO SÃO FRANCISCO!
A PROFUNDIDADE NEM QUEIRA SABER...
PASSEIO NO CANAL ESTREITO ENTRE CANYONS






Lá você pode fazer o passeio de barco à remo por um estreito canal com uma passagem por entre imensos canyons .










 O passeio na parte baixa do Rio São Francisco, que fica depois da represa, também é belíssimo.Nosso grupo achou mais bonito esse último passeio, mas recomendo fazer os dois passeios(como nós fizemos), pois são belezas distintas, que merecem ser vistas!!!
PARTE BAIXA DO RIO SÃO FRANCISCO



PARTE BAIXA DO SÃO FRANCISCO
 Conhecemos a cidade de Piranhas-AL, que é tombada pelo patrimônio Histórico e Paisagístico Nacional.Uma das cidades de interior do Nordeste que eu conheci e posso afirmar que é a mais encantadora e bem conservada.Várias casas, prédios, estação ferroviária, prefeitura e monumentos antigos dão um ar bucólico à cidade a beira do Rio São Francisco, num dos trechos mais belos do percurso que percorremos.Nos bares que ficam às margens do rio São Francisco, são servidas  comidas regionais , o famoso pitu e a carne de sol de cordeiro.
PIRANHAS-AL


PIRANHAS-AL




ACIMA RESTAURANTE E MIRANTE

DICA: O Restaurante Flor de Cactus tem uma localização privilegiada e possui uma vista panorâmica da cidade de Piranhas, que pode ser observada do Mirante Secular. A vista é deslumbrante e imperdível, pois você pode observar o percurso do rio margeando a bela cidade de Piranhas, num cenário de tirar o fôlego!!

Para se chegar ao Restaurante Flor de Cactus, pega-se uma estrada de barro que corta a BR que leva ao centro de Piranhas.A comida é uma delicia!



Neste passeio que sai de Piranhas, fomos num barco para 25 pessoas, o que torna o passeio mais aconchegante.


A tarde estava linda com um vento delicioso a nos acompanhar pela paisagem deslumbrante.Paramos no local onde se faz a trilha para conhecer o local que  Lampião morreu: a Grota do Angico. A trilha é íngrime, mas existe um barzinho que serve de apoio para os que não podem subir o morro que leva à trilha.O barzinho fica a beira do rio um lugar muito acolhedor!

RIO SÃO FRANCSICO


O banho no local é excelente, pois a beira do rio é igual a uma prainha.

HIDRELÉTRICA DE PAULO AFONSO
No sábado, parte do grupo resolveu conhecer a Hidrelétrica de Paulo Afonso. O passeio foi realizado com um guia, que nos acompanhou por todo o trajeto, nos passando informações desde a construção no passado até detalhes de funcionamento dos dias atuais. A natureza, com toda sua exuberância, nos surpreende a cada instante, nos presenteando com uma beleza infinita.

PONTE SOBRE O RIO EM PAULO AFONSO
















Distância de XINGÓ das principais capitais do Nordeste em km:
Aracaju- SE_____ 198km
Salvador-BA_____520km
Maceió-AL______298Km
Recife-PE_______452Km
João Pessoa-PB___620Km



















 Dica: Para os que vêm de avião, o melhor é descer em Aracaju e de lá ir à Canindé de São Francisco-SE ou à Piranhas-AL de carro ou ônibus de turismo.As cidades possuem bons hotéis e pousadas.



9 comentários:

  1. Valeu Raquel,
    suas dicas foi maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. esse rio e muito belo a nuteraza faz tudo bem feito com as coisa mais lindas do mundo

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel,achei muito legal todo seu relato referente o passeio as margens do velho Chico,fiquei muito tentada a fazer o mesmo,não sei qdo farei este passeio,mais sei que um dia hei de fazê-lo,,sou um pouco parecida com vc,adoro conhecer coisas novas,novas pessoas,novos lugares,um grande abraço,tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  4. olaaa raquel adorei seu bolg... muito massa, pois o rio sao francisco é uma paisagem muito linda...
    Morro as margens dele...na cidade de são brás-al...bjaoooo

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber o melhor percurso de Recife pro xingó de avião. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz em saber que ajudei. E qualquer dúvida é só entrar em contato.Boas férias!!!

    ResponderExcluir
  7. Raquel pessoas como vç.,é que o brasil precisa p/divulgar as belezas naturais desse mundão de
    nosso DEUS.parabéns...

    ResponderExcluir
  8. Dicas maravilhosas!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Estarei indo domingo...depois de amanhã para o Canyon do São Francisco...lugar lindo! Quem vai uma vez,,,sempre querr voltar! Lindoooo!

    Amo ser sergipana!

    ResponderExcluir

tags HTML