domingo, 6 de junho de 2010

Brejo Paraibano

Uma boa opção para o turista ,seja ele paraibano ou não, é conhecer o brejo paraibano. Fica pertinho e dá pra conhecer toda a região num só dia. As melhores cidades do brejo que você deve conhecer são: Bananeiras, Alagoa Grande, Areia. A cidade de Bananeiras, que é uma das cidades que faz parte do brejo, fica a 130km de João Pessoa.
A estrada é toda em asfalto por todo o trajeto do Brejo.
Antes de chegar em  Bananeiras, na cidadezinha de Pirpirituba,
existe a Cachoeira do Roncador, que merece ser visitada. No caminho para chegar lá há um belo cenário através de uma trilha entre um vasto bananal.
 Vale a pena a caminhada!!!























O clima da região é super agradável, variando entre 21 até 10 graus na época do inverno (junho a agosto), mas em outros períodos, a noite sempre esfria. O cenário local revela belas paisagens com lagoas, açudes e uma vegetação com muito verde. Na estrada encontra-se uma grande oferta de frutas locais: pinha, cajá, caju, abacate e o tradicional milho assado na brasa. Nas cidades pode-se ver a arquitetura antiga das casas,  igrejas, escolas e outros prédios, a maioria bem conservada. 









Em Bananeiras, foi inaugurado um excelente hotel em julho de 2010, "Serra Golfe Apart Hotel", siga o link e confira.
http://www.serragolfebananeiraspb.com.br/






















O Caminho do Frio é uma promoção que tem como parceria o Sebrae, Prefeituras e Governo do Estado, começando no mês de julho, promovendo a cultura, exibindo as danças, músicas, artesanato, gastronomia e artistas locais.




























Na cidade de Alagoa Grande, tem o engenho Volúpia, onde você terá a oportunidade de conhecer todo o processo da destilaria da cachaça Volúpia, como também as instalações do engenho. O restaurante do Engenho Volúpia tem uma comida excelente, onde se come a verdadeira comida de interior... uma delícia!
Cada cidade tem sua cultura, sua gastronomia, seus recantos com trilhas, cachoeiras, engenhos, casa de farinha e que deve ser explorada. Existem museus dos filhos ilustres, como é o caso do Rei do Ritmo - Jackson do Pandeiro. Outros filhos ilustres do Brejo são o Pintor- Pedro Américo e o Escritor- José Américo de Almeida.




O local é muito agradável, com rede na varanda pra descansar após o almoço e um cenário ao redor de encher  os olhos de tanta beleza. Também tem uma lojinha onde se compra a cachaça mais famosa da Paraiba.

Areia oferece vários cenários bucólicos e tem uma boa Pousada , a“Luiz Soares”. Areia é uma das cidades mais fria do brejo paraibano.

Belos engenhos e fazendas fazem parte do cenário no entorno de Areia, e são várias as trilhas para caminhadas.

Serraria é outra cidade que faz parte do Caminho do Frio. Lá se encontram muitos engenhos e fazendas antigas. A paisagem da região é encantadora, cheia de montanhas, açudes, cachoeiras, rios e riachos e uma vegetação extremamente verde (de maio a setembro). Serraria fica antes de Bananeiras, mas não tem boa estrutura turística. 
 Entre Serraria e Pilões (duas cidades que fazem parte do Caminho do Frio), entrando numa estrada de barro e encontram-se vários engenhos encantadores. Em um dos engenhos por onde passamos, pudemos entrar e visitar a casa por dentro, porque na ocasião o proprietário, Dr.Geraldo, se encontrava no local e gentilmente nos convidou. Foi um verdadeiro presente para nós, que apreciamos os casarões antigos!
O Engenho Baixa Verde tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e extraordinário gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café.


LOCAL ONDE ERA FEITA A SECAGEM DO CAFÉ
SALA PRINCIPAL DO ENGENHO BAIXA VERDE
Este engenho data de 1831, e a capelinha do ano de 1917 nos transporta ao passado.
O Engenho Laranjeiras ,que se localiza também em Serraria, é muito bonito. Lá existe uma pousada simples, com estrutura rústica e  acomodações bem  básicas. A paisagem do engenho é belíssima e merece visitação.Vejam nas fotos abaixo.

Pilões, que fica próxima a Serraria, é uma cidade pequena que atualmente está explorando o plantio das flores, através de uma cooperativa criada por mulheres da região.Tem um clima ameno e  altitude de 400m, conservando algumas casas antigas que encantam os visitantes.

 


Então, você nordestino, o que está esperando? Vá lá conhecer toda essa beleza da região do nosso Brejo Paraibano!

18 comentários:

  1. Já sei que o Brejo Paraibano é uma delicía de se viver!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Já sei que o Brejo Paraibano é uma delicía de se viver!!!!!

    Katarina Soares
    João Pessoa(PB)

    ResponderExcluir
  3. o Brejo é dddd+++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    IDIOTA MARTINS
    PERNANBUCO(PE)

    ResponderExcluir
  4. Então, você nordestino, o que está esperando? Vá lá conhecer toda essa beleza da região do nosso Brejo Paraibano!

    ResponderExcluir
  5. Uma boa opção para o turista ,seja ele paraibano ou não, é conhecer o brejo paraibano. Fica pertinho e dá pra conhecer toda a região num só dia. As melhores cidades do brejo que você deve conhecer são: Bananeiras, Alagoa Grande, Areia. A cidade de Bananeiras, que é uma das cidades que faz parte do brejo, fica a 130km de João Pessoa.

    ResponderExcluir
  6. e a cidade de bananeiras é d+++++,

    ResponderExcluir
  7. Nós que fazemos parte da Brejotur o receptivo do Brejo Paraibano, convidamos a todos e todas para desfrutar da melhor maneira da nossa região, dispomos de passeios de bike, Jeep, Tirolesa, rapel e caminhadas. Fazemos reservas nos hotéis. Contatos 9315-2846 / 8710-4026 / 9987-3639

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog e como retratou o nosso Brejo. Um abraço para todos.
    Murilo Barreto
    Pousada da Estação - (83)3367 1339 9129 0199

    ResponderExcluir
  9. eu já fui ai e´lindo!

    ResponderExcluir
  10. Estarei em breve visitando o Brejo. Valeu a dica. A Paraiba é muito bonita.

    ResponderExcluir
  11. A cidade de Areia é perfeita, o clima o povo hospitaleiro.
    Tenho o maior orgulho da minha Terra.
    Abraços a todos!


    Débora Clara

    ResponderExcluir
  12. conheci Areia e achei uma cidade encantadora, espero conhecer o restante do brejo, mas em um unico dia não dá para conhecer nada, o bom é ir passar um mês.

    ResponderExcluir
  13. Sou de São Paulo e moro em Campina Grande há 5 anos,e quando vinha minha familia de lá para visitar não sabia que existia um lugar desse aqui na paraiba, resultado ficava mais em casa sem ter opção pra fazer, agora ser bom demais...

    Paola

    ResponderExcluir
  14. O BREJO É TUDO DE BOM...................
    TODOS DEVERIAM CONHECER UM DIA................

    ResponderExcluir
  15. ja fui ate bananeiras mais pretendo conhecer o restante do brejo

    ResponderExcluir
  16. Bananeiras é muito bonita e tem recantos, trilhas, cachoeiras e outros lugares interessantes de conhecer. Outra cidade encantadora é Areia e fica bem perto de Bananeiras, não deixe de conhecer.

    ResponderExcluir
  17. Em Areia, venham conhecer a Pousada Villa Real. Somos a primeira pousada boutique da Paraíba. Um empreendimento contextualizado social e culturalmente. Destaque tambem para o restaurante Bambu Brssil. Site: www:vilarealpousada.com.br
    Conceito em Hospedagem!

    ResponderExcluir

tags HTML