quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cidades Históricas de Minas



Para quem curte as belezas arquitetônicas e históricas do passado, não pode perder este roteiro, que é de uma riqueza nos acervos artístico e arquitetônico que são encontrados nas suntuosas igrejas, museus, monumentos, ruas, e casas que preservam a tradição e cultura. É como uma viagem pelo túnel do tempo, onde você relembra o que aprendeu no colégio e de repente, passa a vivenciar o que estava nos seus livros da escola.Parece magia, uma sensação maravilhosa! As obras do Aleijadinho e Ataíde, nos presenteiam a cada igreja que visitamos com relíquias da arte barroca.Minas, possui o maior acervo barroco do Brasil e Diamantina e Ouro Preto já receberam o titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade.
O que encanta o turista, é a forma que somos recebidos por este povo hospitaleiro e acolhedor, que além de forte religiosidade, cultivam as festas populares, atraindo ainda mais turistas com eventos, várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia e os carnavais.


As informações sobre as igrejas e monumentos sempre tem por trás uma história, que faz você perceber tudo com outros olhos, dando um contexto mais bonito e interessante. Por isso, achei essencial contratarmos um guia local (cadastrado),que com certeza foi o dinheiro mais bem pago, por nos proporcionar informações importantes e preciosas. Sem um guia, é muito difícil você valorizar e captar os detalhes.

Ouro Preto, tem uma paisagem muito bonita, é cercada de uma cadeia de montanhas e as ruas estreitas com ladeiras super íngremes, cheias de casinhas coloridas antigas e conjugadas com lindas janelas e varandas, que dá um clima nostálgico e encantador. Além das casas, há fontes, adornos, muros de pedra e outros detalhes  que complementam o ambiente, deixando ainda mais belo.








As paisagens exuberantes das cachoeiras e montanhas de Minas, são de tirar o fôlego, e você pode desfrutar deste cenário no passeio de locomotiva (ano 1949) que tem seu interior de madeira com desenho semelhantes as composições do início do século XX . Saindo de Ouro Preto, a locomotiva percorre 18km até a cidade de Mariana, num percurso de uma hora que garante a sensação de você voltar no tempo.O passeio acontece nos finais de semana e feriados.

A Praça Tiradentes é a praça central de Ouro Preto, construída entre 1784 e 1846. O Museu da Inconfidência, (anteriormente funcionou a Cadeia) é bem moderno e com uma acervo extenso, com roupas, móveis, armas e utensílios da época. Na praça, encontra-se um monumento em memória de Tiradentes.
As igrejas que achamos mais bonitas por sua riqueza e abundância em ouro, prata e belas obras são as que descrevo abaixo:


A Igreja de São Francisco, é uma das obras primas de Aleijadinho e foi construída entre 1771 e 1794. No interior, há belíssimas pinturas de teto, feitas por Emanuel Ataide entre 1800 e 1809. Outro marco são as esculturas na fachada, feitas por Aleijadinho.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, foi construída entre 1711 e 1733, se destaca pelo rico interior. Por de traz das paredes de Taipa, surge uma magnífica decoração, para a qual foram utilizados 434 kg de ouro.
Um excelente restaurante é o Chafariz, a comida mineira é muito saborosa e o atendimento nota dez.

O passeio nas minas de ouro é uma aventura e tanto, uma delas, a Mina de Passagem descemos de trenzinho, fomos  para o centro da terra, rs ... Lá existe um lago, onde praticam mergulho e a cor da água, é uma coisa linda . A outra mina, fica no centro da cidade.
Quando fiz esse passeio, demoramos mais em Ouro Preto, mas se fosse hoje, ficaria dois dias lá e dois em Tiradentes, pois a cidade é encantadora e própria para caminhadas, porque o relevo é menos acidentado.










Tiradentes é uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1938, que preserva praças, ruas e parques com aspectos bucólicos o que deixa tudo ainda mais bonito.Um dos mais belos acervos barrocos de Minas Geraisse, se encontra lá, por causa do poder do ouro.






























































A vegetação local é de um verde intenso contrastando com flores e plantas. Conhecer Tiradentes, é respirar história, é esquecer as frivolidades modernas (esqueça o carro e caminhe), e se deliciar com o jeito simples e ao mesmo tempo muito sofisticado, desta cidade mineira.




Ainda é possível encontrar na cidade, a entrada de vários túneis, hoje interditados, que denunciam que algo de muito secreto acontecia naqueles tempos. Esses indícios, excitam a imaginação e dá um ar de mistério a esta inesquecível jóia colonial.




A cidade tem bons restaurantes e barzinhos aconchegantes, com mesas e cadeiras na calçada, deixando o turista ainda mais a vontade.
Lojas de decoração, artesanato e roupas de malha e lã você encontra com as melhores.


Em Tiradentes, acontece o festival de cinema e lá, já foram gravadas várias novelas e filmes de época.


Congonhas, fica situada a 70 km de Belo Horizonte, possui um expressivo conjunto de riqueza barroca, do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho. No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho, esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de 12 profetas, em tamanho real, que são visitadas anualmente, por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo. Fonte: Wikipédia.












Mariana, fica a 10 minutos de Ouro Preto e isso, atrai o turista que prefere menos agito, a se hospedar por lá. Seu charme é inigualável. Suas ruas, em paralelepípedos e a riqueza das peças artesanais de madeira entalhada, pedra sabão, além de artigos em tapeçaria, abrem as portas do barroco mineiro ao turista.


































O que se destaca são as igrejas, museus e a imponente arquitetura urbana colonial, onde podemos ressaltar a Rua direita, que é a mais bela de Minas Gerais.Outros pontos para os ecoturistas é a Cachoeira da Serrinha , na Serra do Itacolomi.
Outras cidades merecem destaque como: Diamantina, Sabará e São João Del Rei.
As ruas das cidades tem um calçamento irregular, e para evitar problemas (quedas e pé torcido) ande com um tênis ou sapato e sandália sem salto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML