domingo, 4 de julho de 2010

CIDADES NO CARIRI DA PARAÍBA


Pois é, poucos sabem, mas as nossas cidades do Cariri  têm vários pontos turísticos que valem a pena ser conhecidos.

Catedral de Monteiro


MONTEIRO, a maior cidade do Cariri Ocidental Paraibano, tem a temperatura média de 22° C e fica a 319km de João Pessoa. À noite ,os termômetros já registraram 14°C. O acesso rodoviário é por João Pessoa e Campina Grande – pela BR 230- até a Praça do Meio do Mundo. A partir desse ponto, toma-se a BR 412.


Monteiro também é conhecida pelos grandes artistas populares, como Flávio José e Zabé da Loca e outros mais conhecidos na região.


Tem como ponto turístico a Loca do Zabé e a Pedra do Peru, com uma trilha ecológica e potencial para a prática do rapel. Os casarios históricos são belos e retratam o estilo do passado.


O artesanato é conhecido pela renda renascença e ,na Casa das Rendeiras, as bordadeiras vendem seus trabalhos.


A tradicional Festa de São João em Monteiro é bem animada e bem organizada.


CABACEIRAS , onde está o famoso Lajedo do Pai Mateus, com suas formações rochosas únicas no mundo,é também conhecida como a "Roliúde Nordestina", onde já foram filmados 17 filmes, que estão documentados no Memorial do Cinema.

O Museu Histórico dos Cariris Paraibanos (antiga cadeia de Cabaceiras) é muito interessante e possui várias peças, como móveis, utensílios antigos, facas, pratos, ferro a lenha, máquina de costura, fogão e tantos outros.Vale a pena visitar!
Aqui acontece todo ano a festa do Bode Rei que é a grande festa da região. São várias as atividades durante este período: corrida do bode, exposições de artesanato e diversas barraquinhas oferecem as melhores comidas típicas regionais.


SERRA DO BOTOPITÁ fica no agreste paraibano e possui lindas formações rochosas e uma paisagem deslumbrante do alto da Borborema.E excelente para os apreciadores do ecoturismo porque tem muitas trilhas para se explorar.
BOQUEIRÃO ,onde está o açude Epitácio Pessoa,  abriga o maior espelho d’agua do Cariri.  Tem também Lajedo do Marino onde o pôr do sol e o nascer da lua oferecem um dos maiores espetáculos da natureza.
Algumas informações foram extraídas do Jornal Correio da Paraiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML