sábado, 3 de julho de 2010

DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS NA VIAGEM


Nada mais cansativo para as crianças do que ficar parado esperando o destino chegar!
 O que sempre costuma acontecer são as briguinhas entre os irmãos por puro tédio. Mas pode ser resolvido com brincadeiras divertidas entre todos durante a viagem.
Uma das mais simples e que os deixa entretidos por muito tempo é a contagem de carros.Cada uma das crianças escolhe uma cor de carro,ficando uns com os escuros e o outro com os claros, tendo ainda a opção de  outro ficar com as cores mais berrantes, como vermelho e amarelo.Num tempo determinado pelos pais, ao encerrar a contagem, ganha o que tem mais carro.

Outra alternativa ainda com os carros é a soma dos números das placas. Cada participante fica com um carro por vez e vai somando os números das placas.O próximo carro é do outro participante.E assim segue até um determinado tempo ou local. Ganha quem fizer mais pontos.

Ainda brincando com os carros, pode ser feita a brincadeira com as letras. Cada participantes fica com um carro por vez e tem 5 segundos para dizer, por exemplo, frutas/objetos/cidades/nomes que comecem com as letras das placas dos carros.Um carro que tenha a placa CAM-0789, o jogador tem 5 segundos para dizer, por exemplo, frutas com C, A, M, cajá, abacate e mamão.
Outra brincadeira  é a da memória, na qual a  primeira pessoa diz uma frase e vai seguindo a ordem alfabética, sempre se acrescentando mais uma palavra até o final. Quem  errar ( repetir ou não souber qual palavra usar), sai do jogo.Ex: o primeiro diz" Vou levar para o pic nic algodão doce" , o segundo diz "algodão doce e biscoito", o terceiro diz isso e mais outra coisa. E assim por diante. Você pode mudar a opção por zoológico, comida, cidade, etc..
Uma outra parecida é você determinar que a sequência  será de palavras começadas por uma letra, como frutas/animal/carro/programa de tv com a letra A, sem repetir.
Outra atividade interessante chama-se 3 perguntas. Cada participante faz as perguntas para quem estiver ao seu lado. Se errar ou acertar 3 seguidas, passa a vez ao seguinte.O primeiro participante faz a pergunta ao último sobre um assunto (animais/esporte/programa de tv/matérias escolares). Se responder corretamente, o próximo lhe fará outra pergunta. Se ele acertar, será a vez do terceiro perguntar. Respondendo certo, receberá 1 ponto.(porque já respondeu as 3 perguntas corretamente).Quem chegar a 5 pontos primeiro, será o vencedor. A dificuldade das perguntas dependerá das idades dos participantes.
Na brincadeira "O que devemos pôr no recipiente?", as crianças podem pôr qualquer coisa dentro de um recipiente que for nomeado(por exemplo, geladeira, cesta, casa, prateleira, mala), porém os nomes devem fazer uma rima perfeita, não se preocupando com o sentido da frase. O que devemos pôr na geladeira? um participante responde "a casa inteira", outro diz "uma chuteira", o outro "a lavadeira". E assim segue até não serem mais capazes de acrescentar nenhuma rima nova. O último a responder se encarregará de fazer uma nova pergunta, referindo-se a um novo recipiente.
Outra brincadeira muito divertida chama-se " Letras Combinadas", em que cada participante, cada um na sua vez, diz uma consoante qualquer, até no mínimo 4. A seguir, marca-se um tempo para pensar (30 segundos) em uma palavra que contenha estas letras. Cada participante diz a palavra que encontrou com o maior número possível delas. Quem disser a palavra que tenha o maior número das consoantes mencionadas, recebe um ponto. Exemplo : as consoantes ditas foram S, L, P, C, e as palavras foram SAPO, SOPRAR, ESPECIAL. Ganhou quem falou especial, porque utilizou todas as consoantes.

Na brincadeira "Fila das Letras", o desafio é formar a mais comprida palavra. Os participantes estabelecem a ordem do jogo, sendo sempre que após o último, volta ao primeiro. Este inicia dizendo uma palavra qualquer, exemplo "criança". O segundo pega a primeira letra da palavra, "C", e forma uma nova palavra que comece com as duas primeiras letras dessa palavra, "CR", e diz "crente". O próximo participante utilizará as letras "CRE" para formar uma nova palavra. Quando se esgota a série, aquele que disse a última palavra, reinicia a brincadeira, dizendo uma nova palavra.

Essas brincadeiras são excelentes oportunidades para a familia interagir e passar o tempo durante a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML