segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CAMPO GRANDE- MS


Uma cidade que foi fundada há mais de 110 anos por colonizadores mineiros e que veio a se tornar a capital do Mato Grosso do Sul no ano de 1977, quando o estado do Mato Grosso foi desmembrado em dois. Fica localizada na região centro-oeste, num extenso planalto que possui uma terra bem vermelha, quase roxa e por isso chamam Campo Grande de Cidade Morena.

 A cidade é muito arborizada, e tem avenidas largas, com praças grandes e com muitas árvores.Nas principais avenidas foram plantadas figueiras, que hoje são centenárias, e deixam as avenidas bonitas e sombreadas. O artesanato local consiste em peças de madeira, bichos empalhados, peças de cerâmica e peças em palha.





 Campo Grande é bem servido de restaurantes e o forte são as carnes bovina, que são deliciosas, macias e suculentas.Uma boa opção é o Restaurante Vermelho Grill, onde a comida é excelente e o local muito bonito e aconchegante.

É forte a influência da cultura indígena na região, inclusive no Museu Cultura DomBosco situado no Parque das Nações Indígenas,  onde vemos toda a história desse povo. Este museu tem uma aquitetura arrojada e um acervo impressionante, que não pode deixar de ser visitado.







Parque das Nações Indígenas é considerado o maior parque urbano do mundo. Com uma extensão de 119 hectares, o local oferece infraestrutura adequada para a prática de lazer e esporte.







 Possui uma pista asfaltada para caminhada de 4000m, quadra de esportes, pátio para skate e patins, sanitários, lanchonetes, policiamento e um grande lago formado próximo à nascente do córrego Prosa. Disponibiliza também um local destinado a shows e apresentações. Cerca de 70% da vegetação do parque são gramas e árvores ornamentais que fazem parte do projeto de paisagismo. Uma grande quantidade de espécies de árvores são preservadas, como jenipapo, mangueira e aroeira.(Informação da Wikipédia).
O melhor roteiro a seguir em Campo Grande é conhecer Bonito, que fica a 340km. Lá você desfruta  um dos melhores roteiros ecológicos, com trilhas, cachoeiras, rios de águas cristalinas, passeios e práticas de esportes radicais ligados à natureza.
Para os que gostam das comprinhas, é só dar uma chegadinha em Ponta Porã, fronteira com Paraguai.

Outra opção é o Pantanal, a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai e afluentes e que fica menos de 200km de Campo Grande . A região tem cerca de 250 mil km², sendo que mais de 80% ficam no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai, onde recebe o nome de Chaco.
Possui uma impressionante diversidade na fauna e flora. Segundo a WWF, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre outubro e fevereiro, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.
Uma parte da região forma o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, localizado na divisa dos estados MS e MT( Informação do Guia Geográfico do Brasil).


O Mercado de Campo Grande possui uma imensa estrutura onde você encontra restaurantes japoneses, artesanatos, lojinhas e também acontecem shows e apresentações de artistas .

Um comentário:

  1. I am from Campo Grande in Mato Grosso do Sul and I am very proud to have been born there. The Pantanal has many animals to delight the eyes of those who see!

    ResponderExcluir

tags HTML