domingo, 15 de agosto de 2010

Explorando os recantos Bananeiras-PB

CACHOEIRA DO URUBU
Uma verdadeira descoberta foi explorarmos os arredores de Bananeiras. Existem várias trilhas encantadoras que nos levam a lugares de belezas distintas :muitas cachoeiras, trilhas ecológicas, lagoas, reservas florestais, mirantes, engenhos, córregos, vales e tantas opções para o contato com a natureza.
PAREDÕES NA TRILHA PARA O TÚNEL
Quem aprecia a natureza e gosta de um clima frio à noite, onde a temperatura varia de 15 a 20 graus, é o lugar ideal.









O setor imobiliário está explorando as regiões mais afastadas e construindo condomínios fechados, com boa infra-estrutura e as casas já começaram a ser construídas. Assim podemos prever que daqui há uns anos teremos uma futura Gravatá em nossa Paraíba. Vamos torcer para que os gestores dêem incentivo para que o turismo cresça na região do brejo.

SERRA GOLFE APART HOTEL-BANANEIRA-PB
O Serra Golfe Apart Hotel está de parabéns pelo investimento de excelente qualidade, com boa estrutura, boas instalações, bem decorado, bom atendimento e boa localização, oferecendo um ambiente confortável e aconchegante que nos convida a voltar sempre.
TÚNEL ONDE NO PASSADO PASSAVA O TREM
A casa do turismo tem excelentes guias e ,para sorte nossa, contratamos o Giovanni que, além de bom profissional, é conhecedor da região, o que nos enriqueceu com informações indispensáveis. Como só tivemos o sábado disponível para os passeios, vimos a Cachoeira do Urubu no caminho que nos leva à trilha da Samambaia, onde visitamos o túnel ferroviário (1922) pelo qual passava o trem que ligava João Pessoa à Bananeiras. O túnel foi construído num local com muitas rochas, o que deixa ainda mais bonita a trilha.
DENTRO DO TÚNEL
A PAISAGEM SAINDO DO TÚNEL É BELA!

Conhecemos o Cruzeiro de Roma que fica num local de altitude bem elevada, proporcionando uma vista estonteante, onde se descortinam várias cidades dos arredores inclusive a Lagoa do Mathias.

Capela do Cruzeiro de Roma




O Cruzeiro de Roma surgiu em 1899, construído em homenagem a Sagrada Família, por um proprietário rural  após ter alcançado uma graça como pagamento de uma promessa e, depois do consentimento do Papa em Roma, na passagem do Século XIX para o Século XX. A capelinha e a construção anexas têm 106 anos de existência e situam-se a 507m de altura no topo de um chapadão intermediário da Cordilheira da Borborema. Ocupa o epicentro das caminhadas dos peregrinos em demanda do roteiro “Nos Passos de Pe. Ibiapina”. Também é parada obrigatória dos peregrinos que se dirigem a pé para o Memorial de Frei Damião em Guarabira, ou que seguem em direção ao monumento de Padre Cícero em Juazeiro (CE). Dizem que o próprio Padim Cícero autorizava os romeiros que tinham dificuldades de pagar suas promessas em Juazeiro para cumpri-las no Cruzeiro de Roma. Existe um pequeno Albergue para Peregrinos anexo à Igreja, e a família que toma conta do lugar serve refeições (café da manhã e jantar) aos peregrinos. Em 2000, ano do Jubileu da Fé Cristã, foi construída uma porta Santa, também com autorização e registro do Vaticano. Informações do site abaixo.
http://www.bananeiras.pb.gov.br/bananeiras/turismo.asp
CRUZEIRO DE ROMA


As trilhas nos arredores de Bananeiras-PB são muitas, com diferentes níveis de dificuldades  e distâncias que variam de 4km até mais de 45km.

CACHOEIRA DO RONCADOR
 Para chegar na Cachoeira do Roncador, que fica no município de Pirpirituba, próxima à Bananeiras, existem várias trilhas. Esse é o passeio mais procurado.
PAISAGEM NO CAMINHO DA TRILHA DO TÚNEL

Um comentário:

  1. eu conheci o Serra Golfe esse fim de semana!!
    maravilhosoo, adorei tudo!!
    recomendadíssimo!

    ResponderExcluir

tags HTML