sábado, 5 de fevereiro de 2011

Praia de Campina & Barra de Mamanguape - PB

PRAIA DE CAMPINA-PB
 Saindo de João Pessoa siga a BR 101 que vai para Natal e após o km 50, quando encontrar a placa do Projeto Peixe-Boi, entre nessa estrada de barro e siga até a Praia de Campina e depois vá até a Barra de Mamanguape.
FAZENDA NO CAMINHO






 No caminho que na maior parte é de canavial, encontramos algumas paisagens que nos encantaram.




MANGUEZAL AO LONGO DO CAMINHO
MATA ENTRE OS CANAVIAIS





Como adoramos natureza... Já viu! É tudo que mais precisávamos para nos energizarmos.
 O contato com o verde das plantas, a beleza das fruteiras, uma variedade de frutas para comprarmos, por um preço maravilhoso, e com a vantagem de termos certeza da boa qualidade.
 Encontramos pé de acerola na beira da estrada e colhemos as frutinhas bem docinhas, para fazer um suco delicioso!


OLIVEIRA  DELICIOSA!










Outra árvore que estava carregada... A  oliveira, bem madurinha!




MANGUEIRA COM MUITA MANGA!!
 As mangueiras todas com frutas bem maduras, nos convidam à uma  paradinha, para comprarmos uma sacola de manga, que as garotas vendiam a beira da estrada.

JAQUEIRA ORIGINAL






Árvores de formas diferentes me chamam a atenção e não deixo de registrar! É uma jaqueira que nasceu deixando um oco no meio da raiz.














A Praia de Campina que é município de Rio Tinto, é bem pequena e composta em grande parte por pescadores.


PRAIA DE CAMPINA
 A praia é bem primitiva, tem uma areia bem branquinha e com algumas dunas baixinhas. O mar é forte e os surfistas adoram, mas na maré baixa o mar fica bem legal, como podem ver nas fotos.


Depois que deixamos Praia de Campina, fomos em direção a Barra de Mamanguape, onde existe o Projeto Peixe-Boi. Como já era tarde e encontramos um local agradável para almoçarmos, aproveitamos e paramos.
VISTA PARCIAL DO RESTAURANTE LUAR DAS DUNAS
Bingo! Acertamos na escolha, o Restaurante Luar das Dunas tem uma comidinha caseira deliciosa, além de o local ser lindo e bem servido!
MESA SOB O CAJUEIRO NO RESTAURANTE LUAR DAS DUNAS
O forte é a comida regional e os pratos mais pedidos são, a “ Peixada da Barra” e a “ Moqueca de Marisco”, mas pedimos uma comidinha mais simples, o velho bife acebolado, que veio acompanhado de, feijão, salada, arroz e uma farofa de milho ( com banana, cebola e ovo), que nunca comi na minha vida uma farofa tão gostosa!


Recomendo o lugar, que oferece redes debaixo das árvores, uma sombra deliciosa, com uma brisa que faz você tirar aquela soneca após o almoço... Lugar excelente para relaxar!!!
O restaurante recomenda que se grupos quiserem ir ao local, liguem antes para reservar as mesas maiores, que ficam embaixo das árvores. E também já adiantam o pedido do grupo. Fone 083- 9983-2925 ou 8816-1787.
ENCONTRO DO RIO COM O MAR EM BARRA DE MAMANGUAPE-PB
Logo depois do restaurante chegamos a Barra de Mamanguape, um cenário belíssimo do encontro do rio com o mar.


Fomos visitar o Projeto Peixe - Boi, e lastimamos o estado que se encontra... Tudo muito precário! As autoridades deveriam reformar o local, para que se torne mais apresentável, e assim conseguir mais visitas, podendo inclusive aumentar a taxa simbólica cobrada para a visitação. Mas mesmo assim, recomendo a visitação, afinal conhecer algo diferente é sempre válido.


CARTAZ MOSTRANDO O ESTUÁRIO DO RIO
O passeio de canoa até o local do viveiro do peixe-boi é uma aventura! Você vai desfrutar da beleza do manguezal, do rio, do mar e das paisagens de pura natureza.


PESSOAL CHEGANDO DO VIVEIRO
A CANOA E O CANOEIRO QUE NOS LEVOU AO VIVEIRO DO PEIXE- BOI







CANOAS PARA OS TURISTAS


8 comentários:

  1. Que saudades...passei parte da minha infância e adolescencia, participei de muitos luais na beira da praia...É realmente encantador , nessa época 1992,1993...eu sentia uma forte alegria em poder estar lá, caminhava até a divisa com lucena e as vezes formava piscinas naturais em frente a minha casa pertinho daquelas pedras que tem na areia quando a maré baixa..., pena que minha mãe vendeu nossa casa que ficava na beira-mar...mas a alegria é que ela ainda tem uns terrenos lá e se der certo ainda construo meu cantinho...mas deve se manter assim sem muito turismo....

    ResponderExcluir
  2. Barra de Mamanguape um lugar mágico, cheio de mistérios e maravilhas, o mar e seus encantos nos embalam ao caminho do desconhecido, sentimentos florecem sem entendermos, percebermos,foi assim que conheci o Amor, o mar, o sol estonteante e um Deus Grego chegando de Barco, meu coração parecia não caber no peito porém só tinha certeza de uma coisa, naquele minuto que nossos olhares se encontraram esquecí de tudo e de todos apenas eu, meu amor e o vento testemunhava o que estava acontecendo, de uma coisa eu já sabia, eu pertencia aquele homem com todas as forças e magias que ali existiam.

    ResponderExcluir
  3. Raquel, parabéns pelo blog. Esse lugar é muito bonito e quero muito conhecê-lo quando eu for a João Pessoa, em dezembro próximo. Aproveito para sugerir para você conhecer a cidade de Serraria, que faz parte do caminho do frio. Obrigado. Sílvio Marcus, São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvio Marcos! Que bom que gostaste e deixastes teu comentário! Verdade o lugar é lindo, a natureza exala a cada recanto... Mas lembre o local não tem muita estrutura, tudo é simples.
    Ah, quanto a Serraria eu conheço e tem postarem sobre ela, com fotos inclusive, acho que na postagem de Brejo Paraibano.
    Obrigada por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  5. Só quem conhece esse paraiso sabe o que cada foto e cada paisagem dessa significa ,é um lugar que nunca vou esquecer,sempre que posso meu lugar de sossego é lá em praia de campina seu povoado com pesoas simples mais muito hospitaleiras e simpaticas,amo demais demais mesmo recomendo a todos que queiram se divertir com a familia sem o desconforto das grandes praias lotadas ,é totalmente deserta quase por isso é tão linda excelente para se viver momentos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, bom dia, vc poderia me dar dicas de hospedagem boa e barata, (rsrs), eu e minha família pretendemos ir no final de semana. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, sou do Rio de Janeiro e estou deslumbrado com o lugar, gostaria de saber se existe algum meio de transporte de Rio Tinto para Barra de Mamanguape ( Público ou Taxi! ) Agradeço e aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João você já teve oportunidade de conhecer o local?

      Excluir

tags HTML