segunda-feira, 25 de abril de 2011

AREIA-PB Clima de Montanha


O município de Areia está localizado na microrregião do Brejo Paraibano e fica a 120 km da capital , João Pessoa. Uma cidade que deixa você fascinada com tantas surpresas que nos levam ao passado: são engenhos, museus, casarios, móveis e utensílios antigos, todos bem conservados. Na Pousada Vila Real, existe um rádio muito antigo, mas que ainda funciona e muito bem!


Na área urbana, destaca-se o casario do Séc. XIX, conservado como bem poucos no Brasil. Todo esse cenário natural e humano, artisticamente elaborado, levou o IPHAN a transformar Areia em Patrimônio Histórico Nacional.
IPHAN
Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro
José Américo de Almeida

Areia fica numa altitude superior a 600 metros e apresenta um clima agradável o ano inteiro, principalmente à noite. No inverno, as temperaturas baixam consideravelmente, atingindo cotas em torno de 12 ºC, o que é considerado baixa temperatura para os padrões tropicais e nordestinos.

 A localização de Areia é  privilegiada por ter um clima agradável, além de ter paisagens belíssimas, que podemos classificar como um dos lugares mais bonitos do  Brasil.



A cidade de Areia tem várias opções de passeios: conhecer os engenhos, as floriculturas que oferecem lindas plantas (onde são mantidas em estufas), para serem vendidas aos turistas que ficam encantados com o colorido das begônias,  dos cactos e outras.




BEGÔNIA
O Engenho Triunfo fica bem próximo à Areia, e na visita você recebe toda explicação do funcionamento e da história do engenho, tem direito a degustação da cachaça e de frutas regionais e numa lojinha você pode adquirir os produtos que são fabricados lá. Há diversas cachaças,  chocolates e outros souvenirs. 
Também existem várias trilhas para passeios ecológico, em lugares lindos de natureza exuberante.
AS PLANTAS DÃO UM TOQUE ESPECIAL AO ENGENHO



Área de fabricação da cachaça do Engenho Triunfo
RECANTOS DO ENGENHO TRIUNFO



















LOCAL DE DEGUSTAÇÃO DA CACHAÇA
LOJINHA DO ENGENHO
O TRABALHO DE PAISAGISMO FOI MUITO BEM FEITO E DEIXOU OS RECANTOS BASTANTE ACONCHEGANTES.
Agora, diante de toda essa descrição, imagine uma  pousada  encantadora, aconchegante, bem localizada, com uma vista deslumbrante, que oferece um pôr do sol indescritível, com um atendimento especial, com uma comidinha bem regional deliciosa , um clima maravilhoso, de um bom gosto incrível na decoração e cuidados especiais em cada detalhe. Assim é  a POUSADA VILA REAL. 

Foi construída num antigo seminário, e o proprietário Leonaldo soube aproveitar bem todo espaço. 









Ele também tem  consciência ecológica  e aproveitou o material usado na reforma de madeira de demolição . 











Toda a tematização do empreendimento foi feita utilizando elementos da cultura local e regional, conservando assim a rica história da cidade de Areia e promovendo os artistas da terra e seus laços com a chamada Civilização do Açúcar, que constituiu o arcabouço histórico e sócio-econômico do brejo paraibano durante os Séculos XIX e XX.







Os funcionários receberam treinamento, capacitação e são super educados e agradáveis, deixando o cliente bem a vontade. 








Álias, o ambiente tem uma energia muito boa, o que nos traz uma paz... Pois tudo gira em torno do bem estar do cliente. Os quartos são amplos e bem decorados, com lugar pra colocar suas roupas, como também as malas. No banheiro há lugar para acomodar sua necessaire e também, dentro do box, lugar para por o shampoo etc.. Ressalto esses últimos comentários porque poucas pousadas que conheço têm esse cuidado. Normalmente deixam só um lugar apertado para você colocar a mala e pronto. Sinceramente, acho uma falta de consideração com o cliente. Quando vou a uma pousada que não considera importantes esses itens que são pequenos detalhes que fazem a diferença, só vou uma vez e nunca mais volto e  não recomendo aos meus amigos. São nos pequenos detalhes que percebemos a importância que o empresário tem pelo seu estabelecimento e pelo seu cliente, fazendo com que nós possamos nos sentir em casa. Isso é respeitar o cliente. Só assim se consegue a fidelização do mesmo e o crescimento de seu empreendimento .
Voltando à pousada, vou mostrar vários objetos, móveis e recantos maravilhosos.
EM CIMA DA MESA FEITA DE MATERIAL DE DEMOLIÇÃO A BELA FRUTEIRA.




O ferro antigo do tempo de nossos avós.









No detalhe a peça belíssima!


A balança antiga mostra a beleza dos seus detalhes
EM DESTAQUE AS CUBAS FEITAS EM CERÂMICA RÚSTICA, ENCOMENDAS ESPECIAIS A OLEIROS LOCAIS.

O proprietário da Pousada coleciona peças antigas e aproveitou para decorar, com muito bom gosto, a Pousada Vila Real.
Não deixem de conhecer esse encanto de Pousada, onde o descanso é garantido!!!
Entrem no link www.vilarealpousada.com.br


5 comentários:

  1. Ótimas fotos e belo trabalho. Areia é uma cidade linda e encantadora principalmente com uma pousada dessa, recomendo a todos que gostam de história, cultura e natureza que visitem. Raquel está de parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lamarck, mas realmente tanto a cidade quanto a Pousada merecem elogios e torço pelo sucesso total da Pousada Vila Real.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, mas bem diferente daqui da capital João Pessoa. Tenho que me acostumar já agora pelo menos por olhar fotos, porque ano que vem vou morar lá, pois cursarei o curso de medicina veterinária. Parabéns e obrigado pelas informações dessa cidade. E se quiser pode me seguir no twitter: @denyshark

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, mas bem diferente daqui da capital João Pessoa. Tenho que me acostumar já agora pelo menos por olhar fotos, porque ano que vem vou morar lá, pois cursarei o curso de medicina veterinária. Parabéns e obrigado pelas informações dessa cidade. E se quiser pode me seguir no twitter: @denyshark

    ResponderExcluir
  5. Olá Robson, primeiramente parabéns pelo curso que irás fazer e segundo por ser em Areia, que sorte a sua heim? Ainda tem a vantagem de ser perto de João Pessoa! Aquele clima delicioso vc vai poder desfrutar por um bom tempo, que maravilha!!!

    ResponderExcluir

tags HTML