segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cambará do Sul-RS A terra dos Canyons


MAPA DA REGIÃO
Cambará do Sul fica  mais ou menos uma hora de Gramado e lá você poderá desfrutar da beleza dos dois maravilhosos canyons da região.
























O Itaimbezinho além de ser o maior Canyon da Ámerica Latina,está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra e tem uma vista espetacular.Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos.
PINHEIROS E ARAUCÁRIAS FAZEM PARTE DO CENÁRIO
Na parte alta, duas trilhas permitem contemplar os principais atrativos do Canyon Itaimbezinho e do Parque Nacional de Aparados da Serra: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Essas são as trilhas mais visitadas do parque e oferecem caminhadas curtas e de nível fácil, próprias para pessoas de todas as idades.A trilha do Rio do Boi (interior do canyon),escavado pelas forças erosivas da natureza, o canyon é uma enorme garganta que guarda cenários deslumbrantes em seu interior, onde o difícil acesso é encarado com naturalidade por quem curte grandes aventuras.














As inúmeras cascatas, as piscinas naturais e os paredões gigantescos, cuja beleza faz valer a pena o esforço da caminhada, tornam o ser humano insignificante diante de tamanha grandeza.
As cachoeiras são um show a parte e nos deixam extasiadas diante de tanta beleza.




A Cascata das Andorinhas, formada por um grande volume d'água que corre pelo Rio Perdiz, cai de uma altura de 700 metros, em direção ao fundo do canyon, mas acaba transformando-se em névoa antes de atingi-lo.









































Neste belo cenário foi feita as gravações de cenas da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”.


CANYON FORTALEZA
 O Canyon de Fortaleza fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral e fica a 22 km do centro de Cambará do Sul. Mas para chegar lá, a estrada que temos que seguir só tem asfalto no começo e depois é terra e pedregosa. No caminho do Canyon de Fortaleza tem algumas pousadas pra lá de bonitas, algumas mais sofisticadas e outras mais rústicas. A Pousada Cafundó é belíssima e a maioria dos hóspedes estão em Lua de Mel, pois o cenário é o mais adequado, longe de tudo e todos, oferece um ambiente tranquilo e romântico. 
POUSADA CAFUNDÓ

O Canyon Fortaleza é o maior de todos os canyons e também um dos mais bonitos. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza. O rio que corta o Canyon é o Rio da Pedra.
Existem muitas opções de trilhas, que podem ser feitas pelos turistas, mas recomendo, sempre levar um guia local. A infra-estrutura não é boa como a do Canyon de Itaimbezinho, que é bem legal! O Canyon Fortaleza só conta com um banheiro público, no posto de fiscalização, na entrada do Parque.
São três as trilhas: Trilha do Mirante, Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e Trilha da Pedra do Segredo, cada uma com suas peculiaridades.
É necessário que se reserve um dia para esse passeio, e principalmente se você optar em fazer os dois canyons no mesmo dia, que foi como fizemos. Saímos de 8h30 e voltamos as 17h30, e foi suficiente para vermos os dois. Mas para quem gosta de fazer todas as trilhas... Então, tem que ser cada um num dia. Fizemos as trilhas mais perto no Canyon de Fortaleza, como também no Itaimbezinho e deu para conhecermos os pontos principais.









Antes de chegarmos ao Canyon de Itaimbezinho encontramos um verdadeiro paraiso, o Hotel Casa da Montanha.  O Hotel oferece um ambiente que exala paz e harmonia,ele faz parte dos hoteis e pousadas do Roteiro do Charme, então, nem precisa dizer mais nada, não é mesmo?
Mas fica difícil não deixar aqui minha opinião, sobre esse lugar lindo de paisagem deslumbrante.


HOTEL CASA DA MONTANHA







Tudo é feito com um cuidado especial, desde a saborosa comida aos detalhes na decoração, como  também o atendimento diferenciado aos seus hópedes e visitantes que passam por lá e podem desfrutar do restaurante e de todo o cenário encantador.



No ambiente onde fica o restaurante, tem uma sala onde você pode desfrutar da vista maravilhosa ou descansar ouvindo música, lendo  livros que estão disponíveis na estante ou simplesmente relaxando.




Piscina coberta


    
























A piscina coberta está localizada num ponto estratégico, onde você pode deslumbrar todo o belo cenário da região, enquanto você relaxa num banho, com direito a massagem. 
Ao longo do caminho onde o rio desce, o hotel colocou cadeiras para você poder relaxar e observar a paisagem e a correnteza do rio.

O hotel oferece material para pescar no rio onde até truta pode fazer parte da sua pescaria.Também disponibiliza bicicletas para passeios nas trilhas.

A vegetação da região é muito bonita, o verde está presente em toda parte e as flores dão um toque especial na paisagem.
























Há várias empresas que oferecem o passeio aos Canyons. Os preços são variados, pois dependem do carro que o guia vai te levar. A melhor opção são as Land Rover, por serem carros robustos que enfrentam a estrada, que tem muito pedregulho e não é das melhores. Mas o passeio vale a pena pois a paisagem é demais!!!

Dica: Usar roupas confortáveis, tênis, boné e usar protetor solar, pois apesar de quase sempre a temperatura ser baixa, o sol quando aparece queima de mansinho e pega de surpresa.
VISTA DO RIO QUE PASSA PELO HOTEL CASA DA MONTANHA


Contratamos para fazer esse passeio pelos Canyons a COIOTE, uma empresa que tem experiência, qualidade no atendimento e profissionalismo.Visite o  site  http://www.coioteadventure.com.br/ . O e-mail de Marcos Batista é coiotesdaland@gmail.com  e o fone 54.84080944.Marcos nos proporcionou várias informações essenciais para que o passeio tivesse um diferencial. Além de levar-nos para almoçarmos no restaurante do Hotel da Casa das Montanhas, onde nos deliciamos com uma comida caseira da melhor qualidade, além de termos a oportunidade de conhecermos o hotel, inclusive visitamos as cabanas por dentro, que é um encanto! 
Caso façam uma viagem para Gramado ou Canela não deixem de conhecer os Canyons em Cambará do Sul, realmente é algo especial e muito lindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML