quarta-feira, 29 de junho de 2011

São João é no Nordeste!


 










Aqui no Nordeste, uma das festas mais comemorada é o São João! Cada estado nordestino  faz por onde,  a sua festa ser a melhor. Caruaru e Campina Grande são as cidades que mais disputam a fama de maior São João do mundo. E assim, todo ano são inúmeros os cantores e bandas que se apresentam  e deixam a festa ainda melhor.






A culinária é outro ponto forte desta festa, onde a comida de milho é a preferida! A canjica, a pamonha, o mungunzá, o bolo de milho e tantos outros doces fazem a alegria de todos.


 Mas não fica só nos doces, muitas outras especiárias regionais se destacam dentro da nossa culinária, como o bode, o carneiro, a buchada, a carne de sol, a carne de charque, com uma macaxeira bem molinha com manteiga de garrafa, vixe é bom demais!!!






















Mas, para quem não curte as cidades com muita agitações, outras opções como Gravatá –PE e outras cidades  do interior do nordeste também se destacam.

Gravatá é uma das cidades que mais têm opções, pois a estrutura da cidade em relação a hotéis e restaurantes, já está bem mais a frente das demais. Os  hotéis fazendas são as melhores opções para quem tem criança. Muitos deles oferecem variadas atrações para a criançada, além de bons recreadores que comandam a meninada. 










 Cavalos, charretes, pôneis, escalada em paredões, tirolesa, pescaria, touro mecânico, brincadeiras e jogos entre outros fazem a felicidade das crianças. Ficamos no Hotel Fazenda Casa Grande, um hotel excelente para a meninada, pois os recreadores são muito bons e também existem muitas opções e diversões. O Hotel tem muito à melhorar pois as acomodações dos quartos são bem simples. Outro setor que merece atenção é a cozinha, a comida é razoável, mas os hóspedes esperam bem mais que isso, de um Hotel Fazenda com tamanha estrutura. Enfim, é um hotel com atendimento e estrutura razoável que atrai a maioria dos hóspedes pelo que ele oferece para as crianças, que se divertem muito.
OASIS HOTEL E SPA-GRAVATA-PE
Um hotel que conhecemos porque um casal amigo se hospedou e adorou, foi o Oasis Hotel & SPA. 
RECANTOS MARAVILHOSOS


Um ambiente aconchegante e de muita privacidade onde muitos mimos são oferecidos aos hóspedes, além de uma bela decoração e serviços de fitness e estética e apenas 16 apartamentos em meio a um belo jardim, torna o local ainda mais especial. 
Local ideal para leitura e descanso.



O Hotel só hospeda crianças acima de 12 anos, mas aceita animais de estimação de pequeno porte e de temperamento dócil. O Hotel oferece, pistas para caminhadas, restaurante com serviço a La carte, piscina aquecida, sala de ginástica, sauna à vapor com duchas, sala de jogos, wireless, sala e TV e videokê e sala de leitura com lareira.

  

No Hotel Oasis as vacas holandesas premiadas, dão seu ar da graça e encantam as crianças nos belos estábulos, extremamentes limpos. As crianças adoram o contato com os animais.





 Mas, não só as crianças têm vez em Gravatá-PE, os bons restaurantes por lá oferecem bons momentos e uma boa gastronomia para você se deliciar. Dicas de bons restaurantes. Os mais refinados  são: Antonieta, La Fondue, Empório Mineiro, Bistrot La Fondue, Cantinho da Paz. 
EMPÓRIO MINEIRO







Neste São João, fui ao Empório Mineiro, nunca vi tanto esmero num só lugar! Tudo é lindo e perfeito, e sem dúvida é um dos restaurantes mais charmosos de Gravatá. 








EMPÓRIO MINEIRO







A comida é maravilhosa, e primeiro é servida uma entrada, logo após dois tipos de saladas que vale salientar, deliciosas. Depois, você  pode se servir no self service, que dispões de diversas maravilhas da culinária mineira e nordestina. São 30 pratos suculentos entre eles, tutu, costela e pernil suíno, vaca atolada, rabada, gratinado de banana-da-terra, galinha a cabidela, fígado com jiló, picanha ralada e outros. 
MESA DE DOCES DO EMPÓRIO MINEIRO










E se prepare para a mesa triunfal de doces, não se esqueça de provar o bolo de maçã e também o de queijo mineiro, coisa de louco!!!
Além de tudo a decoração é um encanto, a gente fica sem saber para onde olhar e só pensa em registrar em fotografia, tanto bom gosto num só lugar.










Outro excelente restaurante é “Charque da Dona Neuza”, os pedidos de charque são os maiores, mas outras opções como picanha de cordeiro, arrumadinho de carne de sol (maravilhoso), lingüiças e até bacalhau, também são os queridinhos. Não deixem de ir, pois vale a pena!!!
Outra boa opção são os passeios por lugares de belas paisagens. Aos que admiram as flores existem estufas com plantações de várias flores e também orquidários. Para os adeptos dos esportes radicais, Gravatá oferece rapel em belos paredões rochosos, espetaculares.  
Defumados Serrana, fica numa fazenda a cinco quilômetros do Centro de Gravatá e pelo caminho você desfruta um belo visual, até chegar onde mora o casal Júlia e Altamir Peixoto. Eles mantém há dois anos, um ateliê de defumação artesanal. Recebem os visitantes de uma maneira muito amável, nos deixando super a vontade. Na visitação nos mostram como é feito a defumação e o material utilizado no processo. Eles oferecem uma degustação dos defumados e também da cachaça que Altamir prepara com ervas. Na estufa são defumados:  pernil de porco, costeleta, joelho, lingüiça e  lombinho suínos, além de peito de frango, carré e salmão, que estão à venda aos visitantes.




















Na PARAÍBA o São João animado é em Campina Grande e o mais família é em Bananeiras. Bananeiras é uma cidade (ver postagens antigas) que tem uma festa de São João bem organizada, em volta da praça principal. As bandas e conjuntos que tocam no show da noite de São João sempre são legais e animados. O novo Serra Golfe Apart Hotel é de excelente qualidade e muito bem localizado.
 













Portanto, o que eu posso sugerir, é que no próximo São João se organizem e venham curtir aqui no Nordeste. Opções é que não faltam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML