segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Círio de Nazaré – Belém do Pará


Pude presenciar dia 08 de outubro de 2011 a maior demonstração de fé da população do Pará.




Toda a cidade, se mobiliza para homenagear a Nossa Senhora de Nazaré e assim, as ruas, os estabelecimentos comerciais, as residências, as portarias dos edifícios, o aeroporto, enfim, não há lugar, que não esteja enfeitado para festejar o Círio de Nazaré. 











As famílias se reúnem para o almoço do domingo, caprichando no cardápio, como se fosse uma ceia de Natal. Então, imaginem as delícias que este povo oferece, neste almoço! Além, das tradicionais comidas típicas, outras maravilhas entram no cardápio, como o excepcional  “pastel Santa Clara” que tive a felicidade de conhecer. É um doce folhado, português, com recheio de baba de moça ou também pode ser de cupuaçu. Provei o de baba de moça e posso garantir,  foi um dos melhores doces, que já provei.



São várias as procissões, a romaria fluvial, além de bela, encanta a todos.
 A principal, que acontece no domingo é maior, e a do sábado  que  acontece  a noite (a que  assisti), fiquei impressionada, com a fé deste povo e também da quantidade de romeiros. Ah! ia esquecendo, do lindo show dos fogos que duram mais de 15 minutos. Todos param, e a cena é digna de apreciação! Todos parados, como se o tempo tivesse estagnado, deixando-os encantados com o grande espetáculo!

Outro fato que me foi passado, é que os que ficam segurando a corda, vão descalços, para que não pisem nos outros. Também, existem os voluntários que ficam ao lado dos que levam a corda, para abanar com leques e servir água, caso seja necessário. 
Durante o trajeto, existem lugares que oferecem apoio, os posto de atendimento, aos que passarem mal, e então, são removidos  em macas e levados ao local, em macas.Veja na foto abaixo.

Nestes dois sites abaixo, vocês podem obter maiores informações e compreender a maior demonstração de fé desta gente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML