terça-feira, 10 de abril de 2012

Teatro da Paz - Belém PA

O Teatro da Paz foi fundado em 15 de fevereriro de 1878, construído nos tempos áureos da borracha, pela inciciativa privada quando Belém era uma das cidades mais ricas do Brasil. Esse teatro foi inspirado no Teatro Scalla de Milão ( Itália) e foi erguido em seis anos, começou em 1868 e terminou em 1874.
O estilo é neoclássico, com colunas gregas na fachada frontal e entre as mesmas quatro bustos  de mármore representando a música, a poesia, a comédia e a tragédia.
 O Salão de Espetáculos comporta 900 lugares, conserva o estilo da época e a balaustrada é toda em ferro inglês, folheado a ouro.O teto central possui pintura em afresco com elementos da mitologia greco-romana, que faz alusão ao Deus Apolo que conduz a Deusa Afrodite e as musas das artes à Amazônia.O lustre é de bronze americano.
No hall de entrada encontram-se materiais decorativos importados da Europa como: bustos em mármore de carrara dos escitores José de Alencar e Gonçalves Dias; paredes e teto pintados que representam as artes gregas; estátuas em bronze francês e piso com pedras portuguesas formando mosaico.









 Corredor das Frizas tem um belo espelho de cristal francês e estátuas em pedra francesa. Também foi colocada uma placa em ferro esmaltado  informando que " é proibido fumar",  desde 1905.







O piso foi decorado em Parquê e foi utilizada as madeiras regionais, acapú e pau amarelo.  











O Salão Nobre era utilizado pela nobreza que se reunia, para bailes e recitais. Muito bem decorado com espelhos em cristal francês e bustos em mármore de carrara. O teto desse salão foi feito em 1960 pelo Pernambucano Armando Baloni, que se inspira nas musas ladeadas pela fauna e flora amazônica. As paredes retratam motivos neoclássicos e foram pintadas pelos italianos.
Recomendo a quem for à Belém, visitar o Teatro da Paz que é de uma beleza ímpar.







 

Um comentário:

tags HTML