quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Olinda-PE


Nem sei quantas vezes já estive em Olinda... Claro que fica mais fácil porque eu moro no estado vizinho, mas o encanto desta cidade nos atrai a redescobrir cada cantinho, sempre... 
São lindas as casas, um riquíssimo acervo de casarios, igrejas, mosteiros e conventos da época colonial. 
As ruas estreitas dão um ar bucólico e encantador à cidade que é consagrada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. 

Olinda possui vários mirantes de onde podemos observar Recife, que fica a apenas 6 km e oferece uma vista de tirar o fôlego com um mar de um azul deslumbrante entre coqueirais e antigas construções.
Igreja Sto Antonio do Carmo

Foi a primeira capital de Pernambuco, tem 22 igrejas e 11 capelas. A duas: Igreja da Sé, de 1537 e a Igreja da Misericórdia, de 1540, têm altares folheados a ouro e azulejos portugueses de beleza impar. 



O Mosteiro de São Bento, de 1582, é a igreja mais rica da cidade, possui um altar imenso medindo 14 metros de altura e todo talhado em cedro e folheado a ouro.
Situado no Alto da Sé o Museu de Arte Sacra de Pernambuco é um monumento de grande importância, recebeu em sua fachada o Brasão Episcopal e também a placa da Unesco-1982 que elevou Olinda a Monumento Cultural da Humanidade.













No Museu vocês vão encontrar: exemplares de pinturas, arte popular, objeto do culto nas igrejas e várias peças religiosas do século XVI ao tempos de hoje, onde grande parte das peças foram doadas pelas Arquidiocese de Olinda e Recife. 
No térreo estão expostos painéis fotográficos mostrando a evolução, paisagem e história de Olinda.
Olinda tem lugares lindos para vocês se hospedarem, pousadas pequenas, grandes, transadas, simples, e de todo preço. 



Também tem artesanatos na feirinha e na Cooperativa dos Artesãos. Vários lugares para dançar e descontrair. 



Olinda se destaca pelo seu carnaval de rua como a maior festa profana e também o melhor carnaval.
O Farol de Olinda visto através da Cooperativa dos Artesãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML