sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alter do Chão – Santarém – Pará



Praia do Amor

Simplesmente sensacional  essa região do norte!  Segundo o Jornal inglês The GuardianAlter do Chão é a praia de água doce mais bonita do mundo.
É o principal ponto turístico de Santarém e é porta de entrada para outros balneários como, Praia de Pindobal,  Porto  Novo em Belterra, e Ponta de Pedras em Santarém.
Praia de Pindobal-Belterra-Santarém-Pará
Praia de Pindobal-Belterra-Santarém-Pará


A Associação dos Catraieiros, que são as pessoas que remam as catraias (botes pequenos), é bastante organizada. Todo o pessoal usa farda e as catraias são todas da mesma cor. Obedecem uma fila para atender bem a demanda dos turistas. Todos utilizam coletes salva vidas, como também os turistas. A atuação da fiscalização da marinha e dos bombeiros é bem eficiente e eficaz. Até helicóptero dos bombeiros é utilizado nesses dias de festas para melhorar o desempenho da fiscalização.

 Alter do Chão fica as margens do Rio Tapajós com suas lindas praias banhadas pelo rio de águas transparentes, com areia branquinha e enseadas belíssimas, por isso que chamam de Caribe da Amazônia. A origem do nome é uma homenagem à cidade portuguesa Alter do Chão.







O primeiro Sairé que se tem notícia foi organizado pelo Padre João Maria Gorzoni na aldeia dos Tapajós.





Rua principal da orla de Alter do Chão
Atualmente turistas estão explorando  a região através de passeios em navios vindos de Belém ou Manaus.Outra opção para conhecer toda a região é alugar um barco grande ou iate,  com estrutura igual ao de um hotel. Nesse pacote inclui a alimentação e serviço completo de lazer, inclusive barco pequeno para os turistas descerem nas várias praias ao longo do passeio.





Para chegar a Alter do Chão,  de avião, tem que ser via Santarém  que tem aeroporto e fica apenas a 34 km de lá (40 minutos).
 Do aeroporto até Alter a estrada é asfaltada e bem conservada. 



 A melhor época para visitar Alter do Chão é nos meses de setembro e outubro. Caso gostem de festa e badalação tem a  Festa do Sairé ou Festa du Çairé (Dialeto Caboclo) é uma festividade de caráter religioso introduzido nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no século XVII, sempre realizada mo mês de setembro e é o mais importante festival do município de Santarém.
 Os festejos além da parte religiosa tem a parte profana representada pela lenda regional, indígena, do boto da Amazônia.

O boto Cor de Rosa e Tucuxi se enfrentam em um duelo de botos realizado no Sairódromo na Vila de Alter do Chão com apresentações  e alegorias belíssimas.Só não sei informar se tem data estabelecida. Para quem gosta de sossego melhor ir em outubro.





Piscina do Hotel Borari, ideal para se refrescar após um dia de aventura pelas belas praias de Alter do Chão.

A vila tem poucos hotéis ( quatro), e umas 20 pousadas simples. Fiquei no Hotel Borari, (foto ao lado) recém-inaugurado, oferece boa hospedagem com quartos bem equipados, localizado a duas quadras da orla e tem vista para a mesma. O atendimento do hotel é muito bom. Eles oferecem passeios na região e traslados do aeroporto até Alter. Veja o site pelo link www.hotelborari.com.br 
  
O melhor Hotel é o Mirante da Ilha, fica na orla e com boa estrutura. Confira no link www.hotelmirantedailha.com.br

Ponta do Cururu-Alter do Chão
Na Ponta do Cururu você verá o  pôr do sol mais belo que eu já vi! Para chegar ao local várias lanchinhas fazem o trajeto, e fica a dica, esse passeio é imperdível!Vá com roupas de banho e aproveite para relaxar e tomar um delicioso banho no rio de águas transparentes e mornas.
 O sol se põe depois das 18h30min e recomendo sair de Alter do Chão às 17 horas, para não perder o espetáculo!
Piscina do Restaurante Casa do Saulo


 Um local lindo para passar o dia, almoçar e assistir ao pôr do sol, é o Restaurante Casa do Saulo. Lá o visual do Rio Tapajós é belíssimo, além de uma excelente culinária. A piscina que fica na frente do restaurante com vista para o Rio Tapajós é uma opção maravilhosa para relaxar e se refrescar! O local tem várias opções de diversões como: passeio de barco, esporte na natureza, kite e wind surf ( Wind school ).Celular para reserva (93)9142-1067 / 9223-7433.Site http://restaurantecasadosaulo.blogspot.com.br/ 
O Restaurante Casa do Saulo está localizada na Praia de Carapanari Km 7,5, próximo ao aeroporto de Santarém.
Praia do Carapanari - Santarém-PA
Beira Rio em frente ao Restaurante Casa do Saulo onde sai os barcos para passeio.




 Click do Restaurante Casa do Saulo quando me encontrava na beira do Rio  Tapajós.
Curiosidades: As comidas regionais mais apreciadas são, os peixes de rio e   piracuí com banana ( farofa de peixe seco com banana), também dessa farinha são feitos os famosos bolinhos de Santarém e a galinha de capoeira. As frutas regionais, manga, caju, cupuaçu, açaí e  taperebá (cajá), pupunha piquia, muruci.
Nos dias da Festa do Saíre a população cresce absurdamente, pela invasão dos turistas, chegando a receber por dia 30mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML