terça-feira, 3 de junho de 2014

Vicência e o Encanto dos seus Engenhos

A cidade de Vicência está situada no Vale do Sirigi, aos pés da Cordilheira dos  Mascarenhas, formada pelas serras de Jundiá, Tipi e Neves. Localizada na microrregião da Zona da Mata de Pernambuco  que está a 87 km de Recife com acesso pela PE 74 e BR 408.

Quem mora em João Pessoa, Natal e demais estados  ao norte de Recife deve entrar em Goiana - PE e seguir pela PE 062, passar  pelo município de Condado e logo em seguida dobrar a esquerda no trevo de Aliança e seguir as placas até Vicência.


O Engenho Jundiá, século XIX,  faz parte do roteiro dos engenhos de Vicência.







A vista do engenho é de uma beleza estonteante! Logo que  chegamos a porteira do Engenho Jundiá  avistamos a sede da casa grande com todo seu entorno, onde a Cordilheira dos Mascarenhas se exibe bem a nossa frente e acima vemos o Pico Jundiá  com a Capelinha que dá um ar ainda mais bucólico ao local ...










 ...Então a gente para e quer que o tempo congele, sim é bem assim, fiquei ali a contemplar aquela imensidão de tons de verdes, que parecia com um quadro a minha frente! Peguei minha máquina fotográfica e registrei tudo que vi pela frente  e como vi coisas lindas! 








Capela construída no ano de 1944, localizada a 450 metros de altitude no Pico de Jundiá. A vista é belíssima, podemos observar toda a cidade de Vicência e cidades vizinhas: Carpina, Nazaré da Mata e outras. A rampa para a prática do vôo livre se localiza a frente da capela.
Por do Sol no Engenho Jundiá





Lateral da Casa Grande do Engenho Jundiá.
















Entrada para cozinha do Enhenho
 Conhecer os proprietários,Sr. João, Zélia e os familiares Correia de Oliveira Andrade fez toda a diferença, ouvimos toda a história do engenho desde a formação até os dias atuais. As dificuldades de cada período, os bons tempos e as técnicas utilizadas hoje para inseminação dos bovinos, e muitas curiosidades da vida no campo foram informações importantes e interessantes. 
Eu, Zélia com o neto,filha e a neta.
Sr.João Correia de Oliveira Andrade com meu esposo





O casal é muito simpático e hospitaleiro e amam o engenho de forma singular e através dos relatos nos transmitiram o orgulho pelas origens e a felicidade de trabalhar ainda hoje nas terras dos seus antepassados.
Criação de ovinos
Criação dos bovinos do Engenho Jundiá











Atualmente o engenho se destaca com a criação de bovinos e de ovinos ; plantação de banana, de cana de açúcar e turismo rural. No turismo rural destaca-se o pedagógico , o histórico  e o de eco-aventura . 

Telefone utilizado em 1920








Enfeites e utensílios utilizados no século passado







Banheira onde o atual proprietário tomou o seu primeiro banho.




 O telhado continua o mesmo!








Em um dos galpões foi separado um local para que os alunos  assistam as palestras no ambiente onde eles podem conferir o que  aconteceu na história dos engenhos. 
O Engenho Jundiá trabalha com Day Use e visitação ao conjunto arquitetônico:
*Casa grande construída em 1900 com mobiliário da época
*Moita do engenho 1817
*Caminhada ambiental
*Trilha na mata atlântica
*Capela " milagrosa" localizada a 450 metros de altitude no Pico de Jundiá
*Voo livre
Opcional : palestra sobre fatos históricos; desde a colonização até os dias atuais , incluída a formação dos engenhos.
As visitações e Day Use devem ser agendados antecipadamente pelo email ou fone
( 81) 9982.6111 (81) 9234.1312.  Engenhojundia@hotmail.comEngenhojundia@hotmail.com
O Engenho Água Doce, 1927, é o que fica mais próximo a cidade de Vicência e também o mais jovem de todos.  Tem uma Cachaçaria artesanal envelhecida em barris de carvalho com bar de degustação onde você é muito bem atendido num local super agradável!
Local de Degustação

Galpão construido em 1943
Casa do Administrador construída em 1956
Engenho Poço Comprido, Século  XVIII, Turismo histórico- pedagógico ponto cultural.  Fica um pouco mais afastado da cidade de Vicência e tem que pegar uma estrada de barro de 7 km até chegar ao engenho.
Engenho Poço Comprido- Vicência-PE


A estrutura do conjunto arquitetônico:  casa grande, capela, senzala está bem conservada.



O local é bonito e vale a pena ser visitado. Deixo aqui um aviso, nesse engenho vocês não encontrarão mobília nos aposentos. Poço Comprido é o único com a estrutura do” século 18 de pé e original”. O espaço não conta com porteiro e vigilante . Contato para agendamento de visitações pelo email e fone (81) 9916.9612 ou (81) 9798.6996 janeafav@bol.com.br
 
Engenho Iguape-Vicência-PE
Engenho Iguape , século XIX, hospedagem Rural  e Day Use temporariamente suspensos . Lugar lindo contornado pela mata nativa e banhada por um riacho. A casa grande é bela e toda contornada de alpendre, onde as redes convidam a leitura ou a um bom descanso.  www.engenhoiguape.com.br 

Capela de São Joaquim (1806) do Engenho Laranjeira


Jardim em torno da Capela São Joaquim do Engenho Laranjeira

Engenho Laranjeira, hoje é a Usina Laranjeira. Só restou a Capela São Joaquim em estilo barroco, construída em 1806,pelos Jesuítas. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico na década de 1950 . A igreja é linda parece sair de um conto de fada e o jardim a sua volta é encantador!






 


As opções de hospedagens em Vicência atualmente não posso recomendar, pois a do Hotel do centro é fora de cogitação, super barulhenta e sem o menor conforto. Anteriormente o Engenho Iguape funcionava uma  pousada, com uma hospedagem rural excelente, mas atualmente está fechada. Portanto a melhor opção é ficar no Engenho Cueirinhas em Nazaré da Mata.


Engenho Cueirinhas em Nazaré da Mata é um lugar tranquilo próprio para descansar e as crianças entrarem em contato com a natureza.  A Pousada Rural Engenho Cuerinhas, tem muita diversão: pescaria, cavalo, passeio de charrete, caiaque, ordenha, playground, casa de boneca, banho de bica, pista de cooper, redário, horta e muito espaço pra você curtir a natureza.
Nara Maranhão a Proprietária da Pousada Engenho Cueirinhas
 




A gastronomia é o forte da Pousada, pois a proprietária é uma excelente Chef e especialista em comidas regionais!
Day Use horário finais de semana das 9h às 17h
Site:www.engenhocueirinha.com.br 
E-mail: engenhocuerinha@yahoo.com.br
Telefones: (81) 9948-1586 e (81) 3445-9833  

No site abaixo você pode obter maiores informações sobre os Caminhos dos Engenhos de Pernambuco.

http://www.brasilraiz.com.br/020705engenhospernambucobrasil%20interior.htm htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tags HTML